Keep it simple (and nostalgic)



Victoria
 

Sapatilhas de pano, simples e confortáveis. Eu adoro. As marcas terão percebido que há muito mais quem goste. Tanto que valeria a pena recuperar modelos do século passado e apostar no mercado internacional.

Não, as Victoria não são uma invenção de agora: trata-se de uma marca barata que andou nos pés de quase todos os espanhóis, relançada agora para que possa chegar a todo o mundo, já não apenas como sapatilhas mas como botas e sabrinas, por exemplo. A história é mais ou menos a mesma das Sanjo portuguesas, reiventadas em 2009. Ou da marca chinesa Shulong, recentemente lançada na Europa.


Shulong



Criadas em 1916, as Keds ainda hoje sobrevivem. Foram apresentadas como o primeiro "feel-like-everyday's-a-saturday" (algo como "sente-que-todos-os-dias-são-sábados"). A mim fazem-me lembrar os anos 50, e os 80. Só tive umas na década de 90. Brancas, claro. Também a Keds se modernizou, apostando nos estampados no modelo original e criando um sem fim de novos formatos. Como as alpargatas, também recuperadas pela Havaianas e pela Killah, na coleção SS 2012.

Alpargatas Keds

Keds

Killah

O segredo parece ser manter as coisas simples e confortáveis. E recuperar tradições, modelos que foram sucessos noutros tempos, ainda que esses fossem tempos bem diferentes e os formatos em causa nem fossem tidos em grande conta.  Para alimentar a nostalgia da geração dos 30/40 anos.  Não se trata de paixão pelo retro ou vintage. Trata-se de dar aos adultos um cheirinho daqueles outros tempos em que brincava na rua, se usavam alpargatas de ráfia até a ráfia se desfazer com o uso, e sapatilhas de pano até rasgar ou romper a sola.


Le Coq Sportif
 
Chipie




1 comentário:

  1. sou fan incondicionável dos ténis Keds. há anos que penso comprar uns novos, talvez este ano o faça finalmente :)

    ResponderEliminar