WHAT 'S IN YOUR CLOSET #6 Vanessa Trindade (trendalert.me)










Tem um armário daqueles à séria, como se vê nos filmes, com tudo arrumado por tipos de roupa e por cores e os sapatos  todos à vista em prateleiras. Tem tudo em grande número, sobretudo peças vintage porque é colecionadora. É por isso quase um pecado que a diretora geral do Trend Alert diga que acaba sempre por vestir a mesma coisa: os básicos de sempre acompanhados do toque especial dos acessórios. Só não é mesmo de apertar o pescoço à Vanessa Trindade porque ela é uma querida e porque somos todas um bocado assim, ou não?. Eu sou:  tenho o armário cheio de roupa que comprei para quebrar a rotina das peças do costume e elas lá estão, por usar, porque acabo por vestir sempre o mesmo.

A verdade é que os básicos de sempre dão à responsável pela primeira comunidade de caçadores de tendências portuguesa uma simplicidade que parece fazer-lhe parte do caráter, sem que perca a elegância e o requinte, porque estas coisas não se compram - ou temos ou não temos. Ela tem. Até porque vestir-se sempre de forma igual também é uma imagem de marca. A dela são as skinny, a blusa e blaser. O que varia é o que está nos pés: ténis para correr durante o dia, saltos para as reuniões.

Ultra-prática na hora de escolher o que comprar, Vanessa tem algo indispensável a quem quer vestir-se sem reparos: uma perfeita noção do corpo que tem, ao ponto de dizer que não tem "um corpo fácil", porque é "rabuda" mas "adora".


Criado em 2011, o Trend Alert é um projeto pioneiro em Portugal e a responsabilidade é toda dela. A vida profissional da diretora do site começou como jornalista nas áreas de cultura e imprensa teen. Depois da formação em comunicação institucional ocupou cargos de direção de comunicação e marketing. Enquanto consultora externa de algumas marcas e entidades  contactou com os primeiros relatórios de coolhunting.

Nasceu aí uma paixão que fez esta mulher de 36 anos mudar de vida e a passar a vida a antecipar necessidades, ideias que vão mudar os nossos dias e antever oportunidades. Com descontração: "Somos contra o assim-assim, as meias tintas e o "vou pensar". Gostamos do caos porque serve de desculpa [...] Somos fãs dos criativos, da guerrilha e dos um pouco loucos. Retro, vintage, new age e old school, tudo serve. [...] Registamos o que ainda não está a dar, mas estará. E… abraçamos a mudança porque é a única certeza que temos", lê-se no manifesto do projeto.


1.     Qual é o primeiro momento do dia em que pensas na roupa que vais vestir?
Infelizmente mesmo antes de sair de casa. Só se tiver alguma reunião importante ou tiver de ir fazer a minha rubrica no Mais Mulher (SIC Mulher) é que penso nisso antes. Mas como tenho tudo muito organizado… é fácil.



2.    Preocupas-te com isso ou vestes a primeira coisa que te aparecer à frente?
Preocupo-me muito, mas acabo sempre a vestir a mesma coisa: os básicos de sempre e dou um toque com os acessórios.

3. Qual a  principal preocupação estética antes de sair de casa? 
Várias: anticerne, baton do cieiro e rímel + óculos escuros. Nunca saio de casa sem eles. Tenho sempre na mala um lenço palestiniano (aqueles dos motards) que uso quando fica frio.Verifico sempre se não tenho nenhuma nódoa (filhos pequenos). Também transporto ganchos na mala (para a eventualidade da franja estar num daqueles dias).



4.  Que relação tens com cremes, maquilhagem, manicure, arranjar o cabelo, etc?
Só tenho tempo para o creme de rosto, anticerne e rímel. Ao fim de semana faço as unhas e aí sim, coloco creme no corpo. Maquilho-me melhor enquanto conduzo para o trabalho (não, não sou louca… apenas apanho muito trânsito).

5. Qual é o teu estilo?
Embora já tenha 36 anos não consigo desligar-me dos ténis. A maioria das vezes visto-me de forma igual: skinny, blusa, blaser. O que varia é o que tenho calçado: ténis para andar a correr durante o dia e antes de entrar numa reunião troco por uns saltos altos. Também sou fã dos vestidos vintage.



6. Como é o teu armário? Cheio, arrumado, desarrumado, caótico?
É lindo, é um closet à séria: seis portas 16 gavetões. Está tudo arrumado por tipos de roupa e por cores. Confesso que sou um bocadinho neurótica em relação a isto. Os sapatos estão todos à vista em prateleiras. É lindo.

7. Quais as peças/artigos que tens em maior número? Sapatos, vestidos, camisolas?
Tenho tudo em grande número, mas o que tenho mais é roupa vintage porque sou colecionadora. 

8.  Como é que escolhes/compras a tua roupa?
1º critério: serve-me
2º Critério: fica-me bem
3º critério: sinto-me confortável
4º critério: é diferente de tudo o que já vi/ou é um básico absolutamente indispensável e que me faz falta.



9. Encomendas roupa online?
Muita. Estou sempre no ebay.

10.  Qual a tua loja preferida?
Ebay, asos. A viúva alegre e a outra face da lua.

11. Qual a tua peça de roupa preferida? - neste momento e de toda a tua vida (algum artigo que tenhas amado perdidamente e que morreu de velho)
Umas calças de ganga da Pepe Jeans que me foram oferecidas pela Isabel Figueira porque lhe estavam um bocadinho largas. É obvio que hoje só as consigo vestir desapertadas. Já tentei dá-las várias vezes e não consigo.

12.  Qual a pessoa (conhecida ou não) cujo visual "invejas"? Gostavas de ser como quem?
Gostava de ser como eu no meu melhor :) Mas adoro o look sempre simples e cool da Emanuelle Alt. Aliás, visto-me de forma muito parecida, mas gastando muito menos dinheiro.



13. Já houve alguma altura da tua vida em que querias vestir-te como alguém? Quem?
Não. Sempre tive noção que não tenho um corpo fácil. Sou rabuda (mas adoro). Por isso a minha primeira prioridade é que a peça de roupa seja adequada ao meu corpo.

14.  Já saíste de casa sem sapatos, com uma meia de cada cor, com a camisola do avesso ou outro episódio semelhante? Qual?
Sim, várias vezes saio com coisas vestidas do avesso. Eu sou pitosga. Também já sai de casa com coisas ainda com a etiqueta a dizer o preço, dá para acreditar? Sou mesmo muito pitosga.


Sem comentários:

Enviar um comentário